Você sabe por que é importante manter o tratamento com antibióticos até o fim?
Não é raro escutarmos histórias de pessoas que param de tomar os antibióticos logo que se sentem melhores, interrompendo o tratamento muito antes do que os médicos haviam orientado. Essa não é uma atitude recomendada pelos médicos, que pode colocar em risco a sua saúde e também a de outras pessoas. Você sabe por quê? Porque é importante realizar todo o tratamento para que as bactérias que estão causando a doença sejam eliminadas do organismo. Quando um antibiótico não é usado de acordo com as prescrições médicas, os sintomas podem voltar a se manifestar. Além disso, essa atitude também pode promover a dispersão da propriedade de resistência a antibióticos entre outras bactérias patógenas.1,2
Dicas úteis para te ajudar a concluir o tratamento com antibióticos
Leve os medicamentos com você
Se sair de férias em meio ao tratamento, lembre-se de levar os antibióticos em frascos e cartelas para tê-los consigo sempre que estiver no horário de tomar a medicação.
Anote as informações
Você pode escrever na própria caixinha, em uma folha de papel ou no bloco de notas do celular, para conferir sempre que precisar os horários do medicamento, a data de início e a data de término do tratamento.
Mantenha-o em um local visível
Ter fácil acesso ao antibiótico na hora que precisar tomá-lo vai te ajudar a não deixar para “daqui a pouco”. Guarde-o em local seguro e que seja fácil de visualizar, como sua mesa de cabeceira, por exemplo.
Baixe um aplicativo de lembrete
Existem muitos apps gratuitos que podem ser baixados em seu dispositivo para criação de lembretes com os horários corretos da sua medicação.
BR2412129038
Referências:
- Mayo Clinic. Antibiotics: Are you misusing them? Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/consumer-health/in-depth/antibiotics/art-20045720. Acesso em 21 de novembro de 2024.
- Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Antibiotic Do’s & Don’ts. Disponível em: https://www.cdc.gov/antibiotic-use/do-and-dont.html. Acesso em 21 de novembro de 2024.