Você sabe por que se fala tanto em uso responsável de antibióticos? Para conter o avanço da resistência antimicrobiana (RAM). Vamos juntos entender a fundo o que isso significa? A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a substâncias antimicrobianas (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo).1,2
Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultrarresistentes. Como resultado, os medicamentos se tornam ineficazes e as infecções persistem no corpo, aumentando o risco de propagação para outras pessoas. O aumento da resistência antimicrobiana põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e por isso é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das dez maiores ameaças à saúde pública global, que requer atenção de diversos setores da sociedade (profissionais da área, governos e a sociedade como um todo).1-3
O que os antibióticos têm a ver com isso?
O uso irresponsável de antibióticos (quando se toma sem necessidade ou em uma quantidade maior do que a necessária, por exemplo) impulsiona o aumento da resistência bacteriana, tornando muito difícil o tratamento de infecções que, se não forem rapidamente controladas, podem levar a quadros graves e até letais. É importante ressaltar que a resistência bacteriana ocorre naturalmente em humanos e em animais, mas o uso indiscriminado de antibióticos é um fator importante para acelerar esse processo. Quais são os resultados disso? Um número cada vez maior de infecções (como pneumonia, tuberculose, gonorréia e salmonella) estão mais difíceis de tratar, já que os antibióticos, medicamentos usados no tratamento delas, estão se tornando menos eficazes para as novas bactérias. Na prática médica, a resistência bacteriana leva a internações mais longas em hospitais, gastos maiores com tratamentos e aumento da mortalidade.4,5
Conheça três fatores que impulsionam a resistência bacteriana:6
Resistência bacteriana: você pode ajudar a controlar essa ameaça
Para prevenir o aumento da resistência bacteriana e o surgimento das chamadas superbactérias, todas as pequenas ações individuais importam. Comece fazendo o seguinte:
- Use antibióticos apenas quando esses medicamentos forem prescritos por um profissional de saúde certificado.
- Nunca exija antibióticos se os profissionais de saúde que te atendem dizem que eles não são necessários.
- Sempre siga à risca as orientações dos profissionais de saúde que te atendem.
- Nunca compartilhe ou use sobras de medicamentos antibióticos.
- Previna infecções com bons hábitos de higiene: lavar as mãos frequentemente, higienizar e preparar as comidas de forma adequada, evitar contato com pessoas doentes, praticar sexo com segurança e manter as vacinas em dia.
Saiba mais sobre resistência antimicrobiana no vídeo abaixo!
Referências:
- Organização Pan-Americana de Saúde. Resistência antimicrobiana. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana. Acesso em 21 de novembro de 2024.
- Christaki E, Marcou M, Tofarides A. Antimicrobial Resistance in Bacteria: Mechanisms, Evolution, and Persistence. J Mol Evol. 2020 Jan;88(1):26-40.
- World Health Organization (WHO). Antimicrobial resistance. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance. Acesso em 21 de novembro de 2024.
- World Health Organization (WHO). Antibiotic resistance. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antibiotic-resistance. Acesso em 21 de novembro de 2024.
- Huemer M, Mairpady Shambat S, et al. Antibiotic resistance and persistence-Implications for human health and treatment perspectives. EMBO Rep. 2020 Dec 3;21(12):e51034.
- López Romo A, Quirós R. Appropriate use of antibiotics: an unmet need. Ther Adv Urol. 2019 May 2;11:1756287219832174.